quinta-feira, 29 de setembro de 2011

CinExtinção: "MEMÓRIA NATIVA TERÊNA" estréia na terça-feira, 4 de outubro

PRIMEIRA SESSÃO DE OUTUBRO SERÁ

EXCEPCIONALMENTE NA TERÇA-FEIRA, 4/10, ÀS 20h30




Release:



A cultura Terêna dos índios da Aldeia de Ekeruá, localizada no município de Avaí, é o tema do documentário - doc arte - em média-metragem “Isonéu Terena” que será lançado entre os dias 29 de setembro e 4 de outubro próximo, na aldeia e nas cidades de Avaí, Duartina e Bauru. (Ver Serviço)

O documentário, fruto do projeto Memória Nativa Terêna, teve como objetivo qualificar e preparar os jovens da aldeia, por meio de oficinas, a fim de reconhecerem sua identidade étnica cultural, realizarem pesquisas por meio da oralidade, dominarem tecnologia de informática, captação e edição de imagens e desenvolverem produtos a partir do acervo criado. Aproximadamente 40 horas de material bruto audiovisual foi produzido no decorrer do projeto, disponível para pesquisa e dando origem ao primeiro documentário, o “Isoneú Terêna”.

A partir do entendimento da importância do reconhecimento da trajetória histórica dos Terêna bem como a valorização da própria cultura: a língua materna, o artesanato, as danças, os jogos cênicos e a memória oral, as entrevistas presentes no documentário foram realizadas com os habitantes mais idosos da aldeia.

A tiragem inicial do documentário será de 200 cópias, que serão enviadas às bibliotecas da região, espaços e entidades culturais, instituições de ensino público e moradores de Ekeruá.






O projeto Memória Nativa Terêna foi realizado com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, Programa de Ação Cultural - PROAC 2010.

O lançamento do documentário conta com o apoio do Centro de Cultura Terêna Kipaê, Governança Indígena de Ekeruá, do Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de Avaí, Prefeitura Municipal de Duartina, Espaço Crescer de Duartina, Enxame Coletivo e do Espaço Cultural Extinção.





ESTRÉIA NESTA QUINTA-FEIRA, 29/9 EM DUAS CIDADES

E NA TERÇA-FEIRA (4/10) NO CINEXTINÇÃO (capacidade: 15 pessoas)





Lançamento do documentário Isonéu Terêna

Quando?

Dia 29 de setembro às 14h no Espaço Crescer de Duartina

Dia 29 de setembro às 20h no Cinema Municipal de Avaí

Dia 1 de outubro às 20 h na Aldeia de Ekeruá

Dia 4 de outubro às 20h30 no Espaço Cultural Extinção, Rua Cussy Júnior, 8-17/Centro - Bauru

Quanto?

Gratuito




No dia 8/10 as sessões semanais voltam normalmente aos sábados, 19h,

com "A Montanha Sagrado", do mago chileno Alejandro Jodorowsky



COMPARTILHE ESSA AÇÃO!





SERVIÇO:

#CinExtinção

Onde: Empório ContraCultural Extinção

(Rua Cussy Jr., 8-17 – Centro; Fone 3018 1733).



Entrada Gratuita

TERÇA-FEIRA, 4/10 ÀS 20h30

Realização: Extinção

Parceria: Enxame Coletivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário