sábado, 15 de outubro de 2011

CINEXTINÇÃO HOJE (15/10): "SONHANDO ACORDADO" (2006)

"The Science of Sleep" neste sábado às 19h
Título original: La Science des Rêves
Lançamento: 2006 (França, Itália)
Direção: Michel Gondry
Atores: Gael García Bernal, Charlotte Gainsbourg, Alain Chabat, Miou-Miou.
Duração: 105 min


'Sonhando acordado' traz Gael em história de amor surrealista
(Texto: Daniel Levi)


Stéphane Miroux (Gael) vive no México com o pai. Sua mãe francesa é proprietária de um prédio em Paris. Quando seu pai morre de câncer, Stéphane aceita o convite da mãe para ir morar em um de seus apartamentos e trabalhar como designer em uma empresa de calendários. Ao chegar lá, Stéphane conhece sua vizinha de porta, Stéphanie (Charlotte Gainsburg), e se apaixona por ela. Como ela não nutre muita simpatia pela dona do imóvel, Stéphane omite morar do outro lado do corredor e ser filho de quem é. Manter esta mentira será mais fácil do que resolver uma particularidade que Stéphane carrega desde a infância: confundir sonho e realidade. E isto é um prato cheio para Gondry e suas "invenções" visuais.


<iframe width="560" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/qJhynarVRBM?rel=0" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>


Através delas, ele encaminha o público para ele "sonhar acordado" junto com seu herói que, frustrado no trabalho, teme ver sua paixão seguindo o mesmo triste caminho. Para isso, ele terá que aprender a diferenciar o mundo dos sonhos do mundo real. E encarar a vida de frente, definitivamente. Trabalhando muito bem com diversos elementos como animação em stop-motion, linguagem de TV (com chroma key) e de clipes, em "The science of sleep" (no original), o diretor, produtor e roteirista francês, em diversos momentos, consegue provocar lembranças de uma memória cinematográfica na qual se encaixam as obras de Polanski em início de carreira, além das seqüências mais oníricas de Bergman. Com um fiapo de trama, Gondry também faz referências a trabalhos anteriores como diretor de videoclipes de bandas como White Stripes, Björk, Massive Attack, Chemical Brothers e Foo Fighters. Ao mesmo tempo, em "Sonhando acordado", mais uma vez ele faz um cinema com C maiúsculo, indiscutivelmente autoral.
: SERVIÇO : CINEXTINÇÃO :
O empório contracultural Extinção em parceria com o Enxame Coletivo mantém desde maio o projeto “CinExtinção”, sala de cinema experimental e gratuito em Bauru, com capacidade atual de público para 15 pessoas.
Os filmes são exibidos aos sábados, às 19h.
Com apoio técnico do Enxame Coletivo e curadoria de Aran Carriel (Extinção), as sessões têm entrada livre no piso superior da Extinção (Rua Cussy Jr., 8-17 – Centro; Fone 3018 1733).

Nenhum comentário:

Postar um comentário