sábado, 3 de setembro de 2011

HOJE (sábado, 3/9): "CONTROL" (Ian Curtis & Joy Division)

Biografia é exibida hoje às 19h na sala gratuita & experimental do CinExtinção


Considerado por muitos o “melhor filme britânico de 2007”, "Control" marcou a estreia de Anton Corbijn na direção de longas metragens e arrebatou 25 prêmios, além de outras 20 nomeações mundo afora, incluindo o Camera D'or para o diretor, em Cannes.


"Control" é a cinebiografia de Ian Curtis, vocalista da banda Joy Division, precursora de boa parte do que se viu no estilo punk-rock a partir da década de 1980. Ian, com sua voz entorpecida e marcante, cujo forte barítono é imitado – sim, imitado – até hoje. E a Joy Division, que em apenas três anos de existência conseguiu fincar o status de divisora de águas no rock britânico.


Sofrendo de epilepsia e tendo inúmeros conflitos psicológicos e/ou filosóficos, Ian suicidou-se aos 23 anos de idade, numa fase em que sua banda estava prestes a fazer sua turnê mais importante nos EUA, sua filha estava com cerca de um ano de idade e ele estava prestes a ganhar dinheiro, finalmente. Mas os conflitos internos não lhe deixaram viver mais tempo: ele não se acha um bom pai (e pelo visto realmente não era), traía a mulher com uma jornalista belga (e se condenava por isso), achava que a carreira tinha tomado proporções maiores do que desejava e não tinha a menor vontade de continuar um tratamento sério da sua doença.

A quantidade de prêmios que o filme recebeu não foi responsabilidade somente do diretor. Foi também das atuações de Samantha Morton (excelente e passional como a esposa Debbie), Toby Kebbell (que cavou um grande espaço no papel do empresário da banda) e Sam Riley, vivendo com muita intensidade o papel principal, absorvendo os vícios corporais de Ian – especialmente nas apresentações da Joy Division – e transpirando toda a deprimência e angústia do cantor, além de revelar possuir uma semelhança física impressionante com o verdadeiro Ian. (... / Fred Burle no Cinema)


SOBRE O CINEXTINÇÃO:

O empório contracultural Extinção em parceria com o Enxame Coletivo mantém desde maio o projeto “CinExtinção”, sala de cinema experimental e gratuito em Bauru, com capacidade atual de público para 15 pessoas.
Neste mês de setembro são exibidos filmes sempre aos sábados, às 19h. A programação completa do mês será divulgada na segunda-feira, dia 5.
Com apoio técnico do Enxame Coletivo e curadoria de Aran Carriel (Extinção), as sessões têm entrada
livre e acontecem às 19 horas, no piso superior da Extinção (Rua Cussy Jr., 8-17 – Centro; Fone 3018 1733).

Nenhum comentário:

Postar um comentário