sexta-feira, 25 de maio de 2012

CINEXTINÇÃO SÁBADO NA S.E.D.A. Bauru: doc independente sobre os FANZINES no Brasil


NESTE SÁBADO ÀS 19h O CINEXTINÇÃO EXIBE
OS CAPÍTULOS 1 & 2 DE "FANZINEIROS DO SÉCULO PASSADO"
DENTRO DA PROGRAMAÇÃO DA 3a SEMANA DO AUDIOVISUAL (SEDA)


Breve texto sobre o Capítulo 1
by MARCIO SNO

SE NINGUÉM FAZ, FAÇAMOS!
"Pesquisar, digitar, recortar, colar, diagramar, copiar, montar, dobrar, distribuir. Isso pode parecer algo muito simples quando se tem por perto um computador conectado à internet e uma impressora.
Porém, até a metade da década de 1990 para realizar essa tarefa era necessário ter alguns contatos, máquina de escrever, lápis, canetinha, tesoura, cola, dinheiro, grampeador, tempo e muita força de vontade. As redes eram formadas via carta e o processo era muito lento, mas nem por isso pouco energético.
Assim era a vida dos Fanzineiros do Século Passado, que faziam de tudo - até burlar as leis - para fazer circular uma determinada informação. Simplesmente por estarem fartos de tudo que era padronizado, não ficaram apenas observando e engolindo tudo que aparecia: eles foram lá e fizeram."
Contatos: marciosno@gmail.com - 11 8425-3769


O próprio DVD vem dentro de um fanzine bem feitinho, aos moldes "old school", xerox com muito tato e dedicação. Recebido pelos correios, como há muito tempo a maioria deixou de receber ou enviar e produzir fanzines. O documentário "Fanzineiros..." percorre a onda dessas publicações num passado bem próximo, quando ajudaram pelo Brasil (e no mundo todo) a criar uma enorme rede entre públicos e artistas diferentes do meio independente, fazendo circular arte, cultura e entretenimento, muito antes da popularização da internet e do surgimento dos blogs. Confira página do doc no facebook aqui; e também a programação completa da SEDA Bauru aqui.








SERVIÇO:

Em parceria com o Enxame Coletivo, o empório cultural Extinção desenvolve semanalmente o projeto gratuito "CinExtinção", com capacidade de público para 15 pessoas. 


Local: Extinção! 
Rua Cussy Júnior, 8-17 
Data: Sábado, 26/5
Horário: 19:00
Entrada gratuita




Nenhum comentário:

Postar um comentário