quinta-feira, 3 de maio de 2012

CINEXTINÇÃO, SÁBADO (5/5): "IZO" (Takashi Miike, 2004)

PRIMEIRA SESSÃO DE MAIO APRESENTA
FÁBULA VIOLENTA E SURREAL JAPONESA, 
FILME DE HISTÓRIA & PLÁSTICA INCRÍVEIS




Em parceria com o Enxame Coletivo, o empório cultural Extinção desenvolve semanalmente o projeto gratuito "CinExtinção", com capacidade de público para 15 pessoas. 



A sala experimental de cinema traz neste mês cinco filmes, inclusive com sessões especiais na Virada Cultural local (19/5) e na programação do SEDA (Semana do AudioVisual de Bauru, 26/5). Mais info e agenda completa em breve.


"O protagonista é baseado no personagem histórico real Okada Izo, um samurai assassino do período do Bakumatsu. Já apareceu em várias outras obras de diferentes mídias, como por exemplo, o assassino Udo Jun-ei do mangá Rurouni Kenshin foi baseado em Okada Izo.

A história do filme começa com a morte de Izo. Ele é crucificado (no primeiro de vários simbolismos religiosos) após anos de assassinato sob as ordens de um senhor feudal. Como toda a vida de Izo foi baseada em morte e violência extrema, seu espírito não consegue entrar nem no inferno, nem tampouco no céu, então começa a vagar e matar quem estiver no seu caminho, perturbando a ordem da existência. (...) 


Enquanto Izo prossegue seu caminho de matança, existe um grupo de pessoas que sabe de cada um de seus passos e se preocupa com os danos que o espírito vem causando. Esse grupo é divido entre sacerdotes (Religião), e políticos (Estado). Durante toda a história, as pessoas têm seguido as regras ditadas por essas duas instituições e sido governadas por elas, por isso que, independente da época que Izo se encontra, eles sempre estão sabendo de suas ações, já que o poder deles é atemporal. O filme reflete sobre o poder exercido sobre o indíviduo, como por exemplo, na frase dita por crianças na escola: “nação é um delírio maléfico só existente nas mentes humanas; uma noção imaginária de falsidade que existe apenas para controlar e governar pessoas que instintivamente se aglomeram em bandos. (...)



Os atos de crueldade de um indivíduo causam grandes deformações ao espírito, então quanto mais destruição é causada por Izo, mais seu corpo se modifica, até que ele se transforma em uma figura praticamente demoníaca. (...)" (via Renato Batarce)


:SERVIÇO:




Local: Extinção! 
Rua Cussy Júnior, 8-17 
Data: Sábado, 5/5
Horário: 19:00
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário