quinta-feira, 26 de abril de 2012

Sábado, 28/4: "MATADOURO 5" @ CinExtinção!

Fantasia pós-guerra na sala experimental de cinema 
gratuito no piso superior da Extinção, sábado às 19h

Sinopse: 
Adaptação para o cinema do famoso romance de Kurt Vonnegut Jr. que mistura ficção, comédia, drama e aventura para contar a história do obsessivo Billie Pilgrim. ''Ouça: Billie Pilgrim está se libertando com o tempo.'', anuncia o narrador logo no começo. Pilgrim sobreviveu a uma bomba em Dresden, em 1945. Depois disso, estranhamente, ele passa a viver simultaneamente no passado como um jovem prisioneiro de guerra, no futuro como um animal no zoológico do imaginário planeta Tralfamadore e no presente como um oftalmologista em Nova York. 


 Ficha Técnica
Título no Brasil: Matadouro 5
Título Original: Slaughterhouse-Five
País de Origem: EUA
Gênero: Ficção
Ano de Lançamento: 1972
Direção: George Roy Hill


"Em 1972 "Matadouro 5" virou filme(embora desde sua publicação, e até hoje seja encenado no teatro)é uma mistura de II Guerra Mundial, viagens no tempo e alienígenas de um planeta chamado Tralfamador. Uma mistura aparentemente bizarra que segue a linha do humor negro e das obras anti-guerra ou pacifistas dessa época (filmes como “Ardil 22” - Catch 22 de 1970, “Mash” de 1970 ou “Dr. Fantástico” - Dr. Strangelove, 1964 - de Kubrick são outros bons exemplos).O filme inicia em momento no futuro, onde Pilgrim datilografa uma carta ao editor de um jornal com a famosa frase que abre o livro de Vonnegut: “Estou solto no tempo”. Pilgrim tenta explicar a todos a sua estranha condição adquirida após ter sido abduzido por seres alienígenas: ele não só navega no tempo através dos diversos momentos da sua vida, mas todos os instantes são vividos simultaneamente.


Depois vemos Pilgrim no planeta Tralfamador, aprisionado e exposto numa espécie de zoológico do planeta, confortavelmente vivendo com uma atriz de filmes pornôs dos seus sonhos (Montana Wildhack), e sendo observado pelos alienígenas. Lá Billy aprende o modo de enxergar a vida e a morte dos tralfamadorianos. Para eles, uma pessoa não morre, só parece morrer. Ela está morta apenas naquele momento. Em todos os outros, em seu passado, está viva. Ninguém fica triste por uma morte. Basta olhar para trás, para outro episódio da vida, e se transportar para lá. Para os habitantes de Tralfamador a vida não tem começo, meio ou fim. Billy é um dos poucos terrestres que compartilham essa capacidade, e ele passa toda a vida sabendo como e onde vai morrer.


Sabe que vai sofrer um acidente aéreo e sobreviver, e que sua mulher vai morrer envenenada por monóxido de carbono do seu próprio cadillac. Sabe que será prisioneiro de guerra em Dresden (no campo de concentração “Matadouro 5”) e que, lá, será jurado de morte por Paul Lazzaro (psicopata com ideia fixa de criar uma lista de inimigos que devem ser assassinados por ele) que será o seu algoz no futuro."Matadouro 5" ganhou o prêmio do festival do júri no festival de Cannes também em 1972 e é um clássico imperdível, até por ter sido o primeiro filme a mostrar sem retoques a destruição de Dresden....Clássico do cinema imperdível!Dirigido por George Hill e filmado em Praga(na então Tchecoslováquia, representando Dresden) e no estado de Minessota, EUA." (Fonte)




SERVIÇO:

Em parceria com o Enxame Coletivo, o empório cultural Extinção desenvolve semanalmente o projeto gratuito "CinExtinção", com capacidade de público para 15 pessoas.

Local: Extinção. Rua Cussy Júnior 8-17, Centro
Data: Sábado, 28/4
Horário: 19:00
Gratuito.

Um comentário: