quarta-feira, 18 de maio de 2011

CINEXTINÇÃO HOJE (19/5) = FELA KUTI: MÚSICA É A ARMA

"MUSIC IS THE WEAPON" (1982) NA SALA DE CINEMA GRATUITO

CINEXTINÇÃO NESTA QUINTA-FEIRA!

França, 1982. Direção: Stéphane Tchal Gadjieff e Jean-Jacques Flori.

Duração: 53 min

“Fela Anikulapo Kuti é para a música africana o que Bob Marley é para o reggae: Seu profeta. Todas as formas atuais de "Black Music" (do funk ao eletrônico) devem algo ao groove irresistível que ele criou: o Afrobeat. Durante sua vida, Fela nunca parou de gravar: Mais de 60 álbuns, todos míticos. Toda a sua carreira ele lutou contra a corrupção política no seu país de origem, a Nigéria, e foi muito querido por seu povo, que carinhosamente o chamava de "Presidente Negro"... até 1997, quando ele morreu de Aids aos 58 anos.

Dirigido em 1982 por Stéphane Tchal Gadjieff e Jean-Jacques Flori, "Music Is The Weapon" é o documentário definitivo sobre Fela. Um filme essencial a todos que querem conhecer melhor um artista no coração da história musical africana. Filmado em Lagos, o filme nos leva desde a "República Kalakuta" à mítica casa noturna "Shrine". No auge de sua carreira numa Nigéria caótica, Fela quis concorrer à Presidência. O exército respondeu atacando sua comunidade, violentando suas mulheres e arremessando sua mãe de uma janela, o que a levou à morte pouco depois. Após mais um período na prisão, mais determinado do que nunca e rodeado de seu povo, Fela transmite à camera seus pensamentos políticos, de panafricanismo, política e religião.” (PopMatters)

SOBRE O PROJETO

O Enxame Coletivo em parceria com o empório cultural Extinção estreou em maio o projeto “CinExtinção”, sala de cinema alternativo e gratuito em Bauru.

No espaco intimista e improvisado da loja, com capacidade para 20 pessoas, CinExtinção é realizado pela equipe técnica do Enxame Coletivo com a curadoria de Aran Carriel (Extinção).

As sessões têm entrada livre e acontecem às quintas-feiras, 19 horas, no piso superior da Extinção (Rua Cussy Jr., 8-17 – Centro; Fone 3018 1733).

Nenhum comentário:

Postar um comentário