segunda-feira, 30 de maio de 2011

AGENDA CINEXTINÇÃO: JUNHO EM CARTAZ!

Sala experimental de cinema exibe quatro títulos em junho

O Enxame Coletivo em parceria com o empório cultural Extinção estreou em maio o projeto “CinExtinção”, sala de cinema alternativo, semanal e gratuito em Bauru.

No espaço intimista e improvisado da loja, com capacidade para 20 pessoas, CinExtinção é realizado pela equipe técnica do Enxame Coletivo com a curadoria de Aran Carriel (Extinção).

As sessões têm entrada livre e acontecem às quintas-feiras, 19 horas, no piso superior da Extinção (Rua Cussy Jr., 8-17 – Centro; Fone 3018 1733).

PROGRAMAÇÃO CINEXTINÇÃO:

JUNHO EM CARTAZ!

(sessões às quintas-feiras, 19h)

2 de junho: "ESTAMIRA"

Documentário

Brasil, 2004

Diretor: Marcos Prado

"(...) Em meio ao lixo, essa visionária se dispõe a "revelar a verdade", a mostrar o que está "além dos além", aquilo que "cientista nenhum viu".

O diagnóstico clínico de Estamira é esquizofrenia. Pode ser. Mas esse é um mal de quase todo profeta, de modo que Estamira não interessa como caso clínico senão aos especialistas. É de imagens que se trata: uma profetiza em meio aos abutres, proferindo frases grandiloqüentes, intercaladas com momentos em que se comunica por grunhidos que compõem um simulacro de língua pessoal.(...) (Inácio Araújo)

Texto na íntegra @qui.

"Ninguém pode viver sem Estamira. Eu sinto tristeza e orgulho por isso." (Estamira)


9 de junho: "ODIADO: G.G. Allin & The Murder Junkies"

Documentário

Estados Unidos, 1994

Diretor: Todd Philips

Na semana dos namorados, a biografia de "um amor (niilista!) de pessoa" ...

"Hated é um documentário de 1994 dirigido por Todd Phillips sobre a vida de G.G. Allin, um vocalista de punk rock, cuja carreira foi bruscamente encerrada por uma overdose de drogas em 1993. Allin era conhecido por sua atitude infame, pelo comportamento imoral, pelo abuso de drogas, álcool, violência psicológica, e, principalmente, por seus caóticos e impressionantes shows, recheados por sua postura indecente (aparecer nu no show era algo comum para ele), defecar no palco, linguagem obscena, entre outras coisas."

Leia texto sobre um dos mais extremos "artistas" do punk rock/rock'n'roll aqui.

"Por quê você acha que estou na prisão? Porque eles sabem que eu sou e temem minha verdade. Nossa sociedade quer parar minha missão. Eles querem é fazer uma lavagem cerebral em você e mantê-lo ligado na MTV, em seus estagnados e seguros mundos. É necessário destruir o rock'n'roll. Eu sou o salvador. É por isso que sou considerado uma ameaça à sociedade.”


16 de junho: "A TERCEIRA GERAÇÃO", de Rainer Werner Fassbinder

Drama, Comédia

Alemanha, 1979

Diretor: Rainer Werner Fassbinder

Visão bastante particular do moderno terrorismo europeu. Em seis atos, o famoso diretor traça um painel da violência praticada por grupos que não têm qualquer justificativa para suas ações. Citando Schopenhauer e seu "o mundo como vontade e representação", focaliza a Alemanha dos anos 70 em um filme de edição caótica e enfoque bastante alegórico do terrorismo na época - a "terceira geração".

Fassbinder (1945-1982) foi um prolífico diretor de cinema e ator, um dos mais importantes representantes do Novo Cinema Alemão. Em seus 37 anos de vida, fez 43 filmes (incluindo dois curta-metragens e Berlin Alexanderplatz, de 15 horas e meia!) e trabalhou como ator de cinema e teatro, cinegrafista, compositor, designer de produção, editor, produtor de cinema e administrador de teatro.

Anarquista romântico: uma análise da obra do diretor pode ser lida aqui.


30 de junho: "MISTER LONELY"

Drama

Estados Unidos, 2007

Diretor: Harmony Korine

"Sósia de Michael Jackson vive de apresentações nas ruas de Paris. Um dia, se apaixona por “Marilyn Monroe”, que o convida a viver em comunidade de sósias na Escócia. Lá, os sósias vivem os seus personagens no cotidiano. Entre outros, moram ali Abraham Lincoln, Chapeuzinho Vermelho, a Rainha da Inglaterra, Madonna, o Papa... Mas também a filha de Marilyn, sósia de Shirley Temple, e o seu marido, um estranho Charlie Chaplin. Paralelamente, corre história envolvendo um padre (o cineasta Werner Werzog) e freiras, carregada de sarcasmo e humor negro envolvendo fé e religião. Mister Lonely é um filme sobre solidão, desejo, frustração e sonhos, além disso, com destaque à poesia da imagem."

O filme mais "meigo" do diretor Harmony Korine, roteirista de "Kids" e "Ken Park", autor de "Gummo" e "Julien Donkey Boy", entre outros. Ele também foi integrante do movimento "Dogma 95" e dirigiu o clip de "Sunday", da banda novaiorquina Sonic Youth.


CINEXTINÇÃO:

As sessões têm entrada livre e acontecem às quintas-feiras, 19 horas, no piso superior da Extinção (Rua Cussy Jr., 8-17 – Centro; Fone 3018 1733).

Nenhum comentário:

Postar um comentário