sexta-feira, 8 de junho de 2012

WILHELM REICH @ CINEXTINÇÃO! (Neste sábado, 9/6)

Sala experimental gratuita de cinema exibe às 19 horas 
alegoria sobre a vida e as teorias do psiquiatra austríaco Wilhelm Reich




"O filme (1971) do polêmico diretor iugoslavo Dusan Makavejev, inspirado na vida e obra do Dr. Wilhelm Reich, é uma fantástica viagem sexual, política e anarquista. São mostradas as teorias do Dr. Reich em relação ao que ele chamava de energia vital, ou Teoria do Orgone, focando o orgasmo como a maior forma de energia humana e necessário para a vida livre e plena. Trata-se de um formato diferente, misturando imagens e gravações reais com ficção, retratando a vida de duas jovens iugoslavas, uma comunista e outra viciada em sexo, que conhecem um importante patinador russo em uma apresentação na cidade de Belgrado. Tudo se mistura, como metáforas da relação entre Rússia e Iugoslávia, bem como analogias ao Stalinismo como uma forma de repressão sexual freudiana. Filme completo para os amantes do orgasmo, comunismo, leste europeu e obra do famoso psiquiatra e psicanalista Dr. Wilhelm Reich."




O DIRETOR 
Dušan Makavejev {Belgrado, 1932) é cineasta e crítico de cinema sérvio.
Estudou Filosofia e Cinema na cidade natal. Foi crítico de cinema entre 1956 e 1964, quando passou a rodar alguns filmes experimentais e o seu primeiro longa O Homem Não É um Pássaro. Com seu filme seguinte, Um Caso de Amor ou O Drama da Funcionária do CET, concebeu uma história de amor e erotismo para debochar dos rígidos valores morais impostos em regimes socialistas.
Perdeu a cidadania iugoslava depois de se aliar aos ensinamentos do austríaco Wilhelm Reich, no filme W.R. - Mistérios do Organismo. Rodou Sweet Movie no Canadá.
Makavejev criticou ferrenhamente a globalização com sua posição anárquica às críticas político-sociais dos sistemas de direção econômica.






.: SERVIÇO .:


Em parceria com o Enxame Coletivo, o empório cultural Extinção desenvolve semanalmente o projeto gratuito "CinExtinção", com capacidade de público para 15 pessoas. 


Local: Extinção! 
Rua Cussy Júnior, 8-17 
Data: Sábado, 9/6
Horário: 19:00
Entrada gratuita






Nenhum comentário:

Postar um comentário