sexta-feira, 25 de maio de 2012

CINEXTINÇÃO SÁBADO NA S.E.D.A. Bauru: doc independente sobre os FANZINES no Brasil


NESTE SÁBADO ÀS 19h O CINEXTINÇÃO EXIBE
OS CAPÍTULOS 1 & 2 DE "FANZINEIROS DO SÉCULO PASSADO"
DENTRO DA PROGRAMAÇÃO DA 3a SEMANA DO AUDIOVISUAL (SEDA)


Breve texto sobre o Capítulo 1
by MARCIO SNO

SE NINGUÉM FAZ, FAÇAMOS!
"Pesquisar, digitar, recortar, colar, diagramar, copiar, montar, dobrar, distribuir. Isso pode parecer algo muito simples quando se tem por perto um computador conectado à internet e uma impressora.
Porém, até a metade da década de 1990 para realizar essa tarefa era necessário ter alguns contatos, máquina de escrever, lápis, canetinha, tesoura, cola, dinheiro, grampeador, tempo e muita força de vontade. As redes eram formadas via carta e o processo era muito lento, mas nem por isso pouco energético.
Assim era a vida dos Fanzineiros do Século Passado, que faziam de tudo - até burlar as leis - para fazer circular uma determinada informação. Simplesmente por estarem fartos de tudo que era padronizado, não ficaram apenas observando e engolindo tudo que aparecia: eles foram lá e fizeram."
Contatos: marciosno@gmail.com - 11 8425-3769


O próprio DVD vem dentro de um fanzine bem feitinho, aos moldes "old school", xerox com muito tato e dedicação. Recebido pelos correios, como há muito tempo a maioria deixou de receber ou enviar e produzir fanzines. O documentário "Fanzineiros..." percorre a onda dessas publicações num passado bem próximo, quando ajudaram pelo Brasil (e no mundo todo) a criar uma enorme rede entre públicos e artistas diferentes do meio independente, fazendo circular arte, cultura e entretenimento, muito antes da popularização da internet e do surgimento dos blogs. Confira página do doc no facebook aqui; e também a programação completa da SEDA Bauru aqui.








SERVIÇO:

Em parceria com o Enxame Coletivo, o empório cultural Extinção desenvolve semanalmente o projeto gratuito "CinExtinção", com capacidade de público para 15 pessoas. 


Local: Extinção! 
Rua Cussy Júnior, 8-17 
Data: Sábado, 26/5
Horário: 19:00
Entrada gratuita




quarta-feira, 9 de maio de 2012

SÁBADO, 12/5: "O LOBO DA ESTEPE" @ CINEXTINÇÃO!


Baseado na obra fantástica homônima de Herman Hesse, 
filme é exibido na sala experimental gratuita no sábado, às 19 horas




"Desconhecida de várias gerações de cinéfilos brasileiros, esta adaptação do clássico O Lobo da Estepe (o mais conhecido romance do prêmio Nobel Hermann Hesse) é tão fantástica e alucinógena quanto o seu original literário.

Tendo como protagonista um homem solitário, Harry Haller (vivido pelo sueco Max Von Sydow), que promete suicidar-se quando completar 50 anos, O Lobo da Estepe é uma pérola que ficou esquecida no buraco negro dos anos 1970.





Dirigido e adaptado por Fred Haines, o filme é um deslumbre de dramaturgia e técnica cinematográfica que vai fazer os jovens delirarem e os mais velhos pensarem. E vice-versa.

O filme, assim como seu "Teatro Mágico" original, é para raros. Apesar de trazer uma narração em off do protagonista, o que ajuda em muitos momentos, não há uma linearidade fácil.







O que há é uma explosão de idéias e técnicas: uma parte da história se passa em desenhos; outro momento usa animação de fotos; imagens se congelam durante a ação; céus verdes e árvores cor de laranja; efeitos especiais pululam por todo canto. Parte das cenas é gravada em videoteipe. Usam-se muitos efeitos especiais de vídeo, como o de cromaqui no qual o ator contracena num fundo azul, no qual mais tarde é aplicado outro fundo.



Tudo contribui para dar uma cara lisérgica, surreal, claustrofóbica, estranha, ao mesmo tempo em que é underground, caseira, experimental."







Título Original: Steppenwolf
Gênero: Drama
Direção: Fred Haines
Elenco: Shashi Kapoor, Simi Garewal, Romesh Sharma, Pinchoo Kapoor
Tempo: 108 min.
Lançamento: 1974
SERVIÇO:

Em parceria com o Enxame Coletivo, o empório cultural Extinção desenvolve semanalmente o projeto gratuito "CinExtinção", com capacidade de público para 15 pessoas. 


Local: Extinção! 
Rua Cussy Júnior, 8-17 
Data: Sábado, 12/5
Horário: 19:00
Entrada gratuita



quinta-feira, 3 de maio de 2012

CINEXTINÇÃO, SÁBADO (5/5): "IZO" (Takashi Miike, 2004)

PRIMEIRA SESSÃO DE MAIO APRESENTA
FÁBULA VIOLENTA E SURREAL JAPONESA, 
FILME DE HISTÓRIA & PLÁSTICA INCRÍVEIS




Em parceria com o Enxame Coletivo, o empório cultural Extinção desenvolve semanalmente o projeto gratuito "CinExtinção", com capacidade de público para 15 pessoas. 



A sala experimental de cinema traz neste mês cinco filmes, inclusive com sessões especiais na Virada Cultural local (19/5) e na programação do SEDA (Semana do AudioVisual de Bauru, 26/5). Mais info e agenda completa em breve.


"O protagonista é baseado no personagem histórico real Okada Izo, um samurai assassino do período do Bakumatsu. Já apareceu em várias outras obras de diferentes mídias, como por exemplo, o assassino Udo Jun-ei do mangá Rurouni Kenshin foi baseado em Okada Izo.

A história do filme começa com a morte de Izo. Ele é crucificado (no primeiro de vários simbolismos religiosos) após anos de assassinato sob as ordens de um senhor feudal. Como toda a vida de Izo foi baseada em morte e violência extrema, seu espírito não consegue entrar nem no inferno, nem tampouco no céu, então começa a vagar e matar quem estiver no seu caminho, perturbando a ordem da existência. (...) 


Enquanto Izo prossegue seu caminho de matança, existe um grupo de pessoas que sabe de cada um de seus passos e se preocupa com os danos que o espírito vem causando. Esse grupo é divido entre sacerdotes (Religião), e políticos (Estado). Durante toda a história, as pessoas têm seguido as regras ditadas por essas duas instituições e sido governadas por elas, por isso que, independente da época que Izo se encontra, eles sempre estão sabendo de suas ações, já que o poder deles é atemporal. O filme reflete sobre o poder exercido sobre o indíviduo, como por exemplo, na frase dita por crianças na escola: “nação é um delírio maléfico só existente nas mentes humanas; uma noção imaginária de falsidade que existe apenas para controlar e governar pessoas que instintivamente se aglomeram em bandos. (...)



Os atos de crueldade de um indivíduo causam grandes deformações ao espírito, então quanto mais destruição é causada por Izo, mais seu corpo se modifica, até que ele se transforma em uma figura praticamente demoníaca. (...)" (via Renato Batarce)


:SERVIÇO:




Local: Extinção! 
Rua Cussy Júnior, 8-17 
Data: Sábado, 5/5
Horário: 19:00
Entrada gratuita