quinta-feira, 29 de setembro de 2011

CinExtinção: "MEMÓRIA NATIVA TERÊNA" estréia na terça-feira, 4 de outubro

PRIMEIRA SESSÃO DE OUTUBRO SERÁ

EXCEPCIONALMENTE NA TERÇA-FEIRA, 4/10, ÀS 20h30




Release:



A cultura Terêna dos índios da Aldeia de Ekeruá, localizada no município de Avaí, é o tema do documentário - doc arte - em média-metragem “Isonéu Terena” que será lançado entre os dias 29 de setembro e 4 de outubro próximo, na aldeia e nas cidades de Avaí, Duartina e Bauru. (Ver Serviço)

O documentário, fruto do projeto Memória Nativa Terêna, teve como objetivo qualificar e preparar os jovens da aldeia, por meio de oficinas, a fim de reconhecerem sua identidade étnica cultural, realizarem pesquisas por meio da oralidade, dominarem tecnologia de informática, captação e edição de imagens e desenvolverem produtos a partir do acervo criado. Aproximadamente 40 horas de material bruto audiovisual foi produzido no decorrer do projeto, disponível para pesquisa e dando origem ao primeiro documentário, o “Isoneú Terêna”.

A partir do entendimento da importância do reconhecimento da trajetória histórica dos Terêna bem como a valorização da própria cultura: a língua materna, o artesanato, as danças, os jogos cênicos e a memória oral, as entrevistas presentes no documentário foram realizadas com os habitantes mais idosos da aldeia.

A tiragem inicial do documentário será de 200 cópias, que serão enviadas às bibliotecas da região, espaços e entidades culturais, instituições de ensino público e moradores de Ekeruá.






O projeto Memória Nativa Terêna foi realizado com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, Programa de Ação Cultural - PROAC 2010.

O lançamento do documentário conta com o apoio do Centro de Cultura Terêna Kipaê, Governança Indígena de Ekeruá, do Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de Avaí, Prefeitura Municipal de Duartina, Espaço Crescer de Duartina, Enxame Coletivo e do Espaço Cultural Extinção.





ESTRÉIA NESTA QUINTA-FEIRA, 29/9 EM DUAS CIDADES

E NA TERÇA-FEIRA (4/10) NO CINEXTINÇÃO (capacidade: 15 pessoas)





Lançamento do documentário Isonéu Terêna

Quando?

Dia 29 de setembro às 14h no Espaço Crescer de Duartina

Dia 29 de setembro às 20h no Cinema Municipal de Avaí

Dia 1 de outubro às 20 h na Aldeia de Ekeruá

Dia 4 de outubro às 20h30 no Espaço Cultural Extinção, Rua Cussy Júnior, 8-17/Centro - Bauru

Quanto?

Gratuito




No dia 8/10 as sessões semanais voltam normalmente aos sábados, 19h,

com "A Montanha Sagrado", do mago chileno Alejandro Jodorowsky



COMPARTILHE ESSA AÇÃO!





SERVIÇO:

#CinExtinção

Onde: Empório ContraCultural Extinção

(Rua Cussy Jr., 8-17 – Centro; Fone 3018 1733).



Entrada Gratuita

TERÇA-FEIRA, 4/10 ÀS 20h30

Realização: Extinção

Parceria: Enxame Coletivo

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

SÁBADO: "MIRRORMASK", os mestres de SANDMAN @ CinExtinção!

NESTE SÁBADO, 24/9
NA SALA DE CINEMA EXPERIMENTAL & LIVRE
DO CINEXTINÇÃO

"Era no mínimo razoável deduzir que a união de Neil Gaiman, famoso roteirista de quadrinhos e romancista, mais conhecido no Brasil por Sandman, e Dave McKean, brilhante ilustrador e artista plástico, continuaria a render bons trabalhos. Sempre foi assim, com Sandman, com Mr. Punch, Violent Cases ou outros trabalhos dos dois. Graças à temática de fantasia e de sonhos tão elevada em grau de importância por Gaiman e magnificamente tornada visível por McKean, com Mirrormask não poderia ser diferente. Aqui no Brasil o filme saiu sob o péssimo nome de Máscara da Ilusão; provavelmente porque quem deu o nome não entendeu bulhufas do enredo inteiro. Não bastasse a estória extremamente bem enredada e sensível de Gaiman, McKean transforma a película numa entidade viva e maravilhosa, dando um visual espetacular a cada cena. É como ver, em movimento, uma das artes de Dave McKean: uma pintura viva. (...)"


UM "MÁGICO DE OZ" TRANSPORTADO
A UM PESADELO DO SÉCULO 21

"A garota aprende que aquele seu universo onírico (de fato dela, pois é o próprio mundo que ela desenhou e colou na parede) está se auto-destruindo pelas sombras (no melhor exemplo do Nada que destrói Fantasia em A História Sem Fim), já que o equilíbrio foi quebrado quando a filha da Rainha Negra foge para o “mundo real”, tomando lugar de Helena; uma Princesa que nada mais é que o próprio álter-ego de Helena. Para evitar o fenecimento da Rainha Branca e a destruição daquele mundo, Helena precisa da Mirrormask, a Máscara Espelho, um artefato do mundo em que se encontra.
O visual do filme é simplesmente espetacular. Quem conhece as obras de McKean vai sentir como se estivesse dentro de uma delas. Enfim, para quem gosta de viajar, de fantasiar, de sentimentos nostálgicos, Mirrormask é obrigatório. Assistir a essa obra é como realmente andar dentro de um sonho." (by Marcus Vinicius Pilleggi)



SERVIÇO: CINEXTINÇÃO:

O empório contracultural Extinção em parceria com o Enxame Coletivo mantém desde maio o projeto “CinExtinção”, sala de cinema experimental e gratuito em Bauru, com capacidade atual de público para 15 pessoas.
Neste mês de setembro são exibidos filmes sempre aos sábados, às 19h.
Com apoio técnico do Enxame Coletivo e curadoria de Aran Carriel (Extinção), as sessões têm entrada
livre e acontecem às 19 horas, no piso superior da Extinção (Rua Cussy Jr., 8-17 – Centro; Fone 3018 1733).


quinta-feira, 15 de setembro de 2011

SÁBADO, 17/9: "O ALMOÇO NU" @ CinExtinção!

Adaptação livre da obra de William Burroughs: ficção neurocientífica adicta para rir e sentir nojo pelas mãos sujas do canadense David Cronenberg


ENTRADA LIVRE ÀS 19h NO CINEXTINÇÃO

"Bill Lee é um escritor fracassado que trabalha como dedetizador de insetos para sobreviver. Porém, seu emprego está por um fio, já que, misteriosamente, o estoque de seu inseticida vive se esgotando. É quando ele descobre que sua mulher está viciada no produto, e, incentivado por ela, experimenta-o e inicia uma viagem alucinógena recheada de absurdos, na qual passa a servir a uma agência secreta chamada Interzone, convive com alienígenas e máquinas de escrever que se transformam em agentes secretos e inicia um tratamento a base de droga produzida por centopéias brasileiras."

ROMANCE, ALIENAÇÃO E ALGUMA ESCATOLOGIA

A sinopse não dá conta da loucura. Diálogos incríveis; drama surreal; comédia fatalista, sorrir pra crer...
Baseado na obra homônima do beatink William Burroughs, contém passagens supostamente autobiográficas de sua vida e arte singulares. (Carriel)

"EXTERMINE TODO PENSAMENTO RACIONAL"


CINEXTINÇÃO:

O empório contracultural Extinção em parceria com o Enxame Coletivo mantém desde maio o projeto “CinExtinção”, sala de cinema experimental e gratuito em Bauru, com capacidade atual de público para 15 pessoas.
Neste mês de setembro são exibidos filmes sempre aos sábados, às 19h.
Com apoio técnico do Enxame Coletivo e curadoria de Aran Carriel (Extinção), as sessões têm entrada
livre e acontecem às 19 horas, no piso superior da Extinção (Rua Cussy Jr., 8-17 – Centro; Fone 3018 1733).

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

SÁBADO, 10/9: "EX-BATERISTA" no CinExtinção!

CONTINUANDO AS SESSÕES DE SÁBADO, 19h
NA SALA EXPERIMENTAL DE CINEMA EM BAURU

Sinopse: A história é sobre um conhecido escritor, Dries, que após ser abordado por três músicos inválidos pedindo para que seja o baterista da banda deles, aceita.
Excêntricos e psicóticos, um dos integrantes é quase surdo, o outro não pode mover um braço e o terceiro é um estuprador assassino, lentamente Dries começa a gostar de envolver-se no mundo de seus companheiros. Autêntico niilista sarcástico, acha que pode encontrar nisso um bom material para escrever seu próximo livro. O problema é que, por não ser inválido, começa a manipulá-los, o que provoca os piores instintos dos outros, ao passo que a banda prepara sua única apresentação, em um festival de rock local.


"Primeiro longa-metragem dirigido por Mortier, Ex Drummer conta a história de três músicos fracassados que, apesar da idade já meio avançada e de suas deficiências, ainda perseguem o sonho de se tornar rock stars. Por razões pouco coerentes, eles convidam um famoso escritor, Dries, para se juntar a eles como o baterista da banda, o que para este se revela uma boa forma de conseguir inspiração para um próximo romance. Mesmo não levando fé no trio formado por um baixista de braço paralisado, um guitarrista semi-surdo e um vocalista com a língua presa, Dries aceita o convite e se junta ao grupo na disputa de um festival de rock. Conforme se torna cada vez mais obcecado pela nova história, o escritor passa a manipular os outros integrantes e a explorar os seus pontos fracos, dando início a uma relação perturbada, envolta em sexo, violência e distúrbios familiares.

Ex Drummer foi lançado na Bélgica em janeiro de 2007 e também é conhecido pelo nome My Way is The Highway. Os cenários, que mostram uma Bélgica até então pouco vista nas telas, foram desencavados das cidades de Middelkerke e Ostend, ambas no Noroeste do país. O filme foi todo gravado em 35mm e, inicialmente, iria ser dirigido por Jan Bucquoy, que teve que abandonar o projeto em função de problemas financeiros. Dez anos depois, Koen Mortier assumiu a tarefa de adaptar o romance, posição que cumpriu com muita competência e personalidade.


Não surpreende que Koen Mortier tenha conquistado uma grande visibilidade internacional com sua trama irreverente, exibida em festivais importantes como o de Toronto, Sundance, Rotterdam, Kiev e Edinburgh. Foram quatro prêmios conquistados (e muito merecidos), entre eles o de melhor estreia no Fant-Asia Festival de Cinema de Montreal e o prêmio especial do júri no Warsaw International Film Festival. A Zona Livre fica, agora, na expectativa de saber o que o diretor irá fazer com o novo longa-metragem que vem dirigindo, Haunted - mais uma adaptação literária, dessa vez deChuck Palahniuk, o renomado autor de O Clube da Luta."

Andréa Azambuja


SOBRE O CINEXTINÇÃO:

O empório contracultural Extinção em parceria com o Enxame Coletivo mantém desde maio o projeto “CinExtinção”, sala de cinema experimental e gratuito em Bauru, com capacidade atual de público para 15 pessoas.
Neste mês de setembro são exibidos filmes sempre aos sábados, às 19h.
Com apoio técnico do Enxame Coletivo e curadoria de Aran Carriel (Extinção), as sessões têm entrada
livre e acontecem às 19 horas, no piso superior da Extinção (Rua Cussy Jr., 8-17 – Centro; Fone 3018 1733).


sábado, 3 de setembro de 2011

HOJE (sábado, 3/9): "CONTROL" (Ian Curtis & Joy Division)

Biografia é exibida hoje às 19h na sala gratuita & experimental do CinExtinção


Considerado por muitos o “melhor filme britânico de 2007”, "Control" marcou a estreia de Anton Corbijn na direção de longas metragens e arrebatou 25 prêmios, além de outras 20 nomeações mundo afora, incluindo o Camera D'or para o diretor, em Cannes.


"Control" é a cinebiografia de Ian Curtis, vocalista da banda Joy Division, precursora de boa parte do que se viu no estilo punk-rock a partir da década de 1980. Ian, com sua voz entorpecida e marcante, cujo forte barítono é imitado – sim, imitado – até hoje. E a Joy Division, que em apenas três anos de existência conseguiu fincar o status de divisora de águas no rock britânico.


Sofrendo de epilepsia e tendo inúmeros conflitos psicológicos e/ou filosóficos, Ian suicidou-se aos 23 anos de idade, numa fase em que sua banda estava prestes a fazer sua turnê mais importante nos EUA, sua filha estava com cerca de um ano de idade e ele estava prestes a ganhar dinheiro, finalmente. Mas os conflitos internos não lhe deixaram viver mais tempo: ele não se acha um bom pai (e pelo visto realmente não era), traía a mulher com uma jornalista belga (e se condenava por isso), achava que a carreira tinha tomado proporções maiores do que desejava e não tinha a menor vontade de continuar um tratamento sério da sua doença.

A quantidade de prêmios que o filme recebeu não foi responsabilidade somente do diretor. Foi também das atuações de Samantha Morton (excelente e passional como a esposa Debbie), Toby Kebbell (que cavou um grande espaço no papel do empresário da banda) e Sam Riley, vivendo com muita intensidade o papel principal, absorvendo os vícios corporais de Ian – especialmente nas apresentações da Joy Division – e transpirando toda a deprimência e angústia do cantor, além de revelar possuir uma semelhança física impressionante com o verdadeiro Ian. (... / Fred Burle no Cinema)


SOBRE O CINEXTINÇÃO:

O empório contracultural Extinção em parceria com o Enxame Coletivo mantém desde maio o projeto “CinExtinção”, sala de cinema experimental e gratuito em Bauru, com capacidade atual de público para 15 pessoas.
Neste mês de setembro são exibidos filmes sempre aos sábados, às 19h. A programação completa do mês será divulgada na segunda-feira, dia 5.
Com apoio técnico do Enxame Coletivo e curadoria de Aran Carriel (Extinção), as sessões têm entrada
livre e acontecem às 19 horas, no piso superior da Extinção (Rua Cussy Jr., 8-17 – Centro; Fone 3018 1733).