segunda-feira, 30 de maio de 2011

AGENDA CINEXTINÇÃO: JUNHO EM CARTAZ!

Sala experimental de cinema exibe quatro títulos em junho

O Enxame Coletivo em parceria com o empório cultural Extinção estreou em maio o projeto “CinExtinção”, sala de cinema alternativo, semanal e gratuito em Bauru.

No espaço intimista e improvisado da loja, com capacidade para 20 pessoas, CinExtinção é realizado pela equipe técnica do Enxame Coletivo com a curadoria de Aran Carriel (Extinção).

As sessões têm entrada livre e acontecem às quintas-feiras, 19 horas, no piso superior da Extinção (Rua Cussy Jr., 8-17 – Centro; Fone 3018 1733).

PROGRAMAÇÃO CINEXTINÇÃO:

JUNHO EM CARTAZ!

(sessões às quintas-feiras, 19h)

2 de junho: "ESTAMIRA"

Documentário

Brasil, 2004

Diretor: Marcos Prado

"(...) Em meio ao lixo, essa visionária se dispõe a "revelar a verdade", a mostrar o que está "além dos além", aquilo que "cientista nenhum viu".

O diagnóstico clínico de Estamira é esquizofrenia. Pode ser. Mas esse é um mal de quase todo profeta, de modo que Estamira não interessa como caso clínico senão aos especialistas. É de imagens que se trata: uma profetiza em meio aos abutres, proferindo frases grandiloqüentes, intercaladas com momentos em que se comunica por grunhidos que compõem um simulacro de língua pessoal.(...) (Inácio Araújo)

Texto na íntegra @qui.

"Ninguém pode viver sem Estamira. Eu sinto tristeza e orgulho por isso." (Estamira)


9 de junho: "ODIADO: G.G. Allin & The Murder Junkies"

Documentário

Estados Unidos, 1994

Diretor: Todd Philips

Na semana dos namorados, a biografia de "um amor (niilista!) de pessoa" ...

"Hated é um documentário de 1994 dirigido por Todd Phillips sobre a vida de G.G. Allin, um vocalista de punk rock, cuja carreira foi bruscamente encerrada por uma overdose de drogas em 1993. Allin era conhecido por sua atitude infame, pelo comportamento imoral, pelo abuso de drogas, álcool, violência psicológica, e, principalmente, por seus caóticos e impressionantes shows, recheados por sua postura indecente (aparecer nu no show era algo comum para ele), defecar no palco, linguagem obscena, entre outras coisas."

Leia texto sobre um dos mais extremos "artistas" do punk rock/rock'n'roll aqui.

"Por quê você acha que estou na prisão? Porque eles sabem que eu sou e temem minha verdade. Nossa sociedade quer parar minha missão. Eles querem é fazer uma lavagem cerebral em você e mantê-lo ligado na MTV, em seus estagnados e seguros mundos. É necessário destruir o rock'n'roll. Eu sou o salvador. É por isso que sou considerado uma ameaça à sociedade.”


16 de junho: "A TERCEIRA GERAÇÃO", de Rainer Werner Fassbinder

Drama, Comédia

Alemanha, 1979

Diretor: Rainer Werner Fassbinder

Visão bastante particular do moderno terrorismo europeu. Em seis atos, o famoso diretor traça um painel da violência praticada por grupos que não têm qualquer justificativa para suas ações. Citando Schopenhauer e seu "o mundo como vontade e representação", focaliza a Alemanha dos anos 70 em um filme de edição caótica e enfoque bastante alegórico do terrorismo na época - a "terceira geração".

Fassbinder (1945-1982) foi um prolífico diretor de cinema e ator, um dos mais importantes representantes do Novo Cinema Alemão. Em seus 37 anos de vida, fez 43 filmes (incluindo dois curta-metragens e Berlin Alexanderplatz, de 15 horas e meia!) e trabalhou como ator de cinema e teatro, cinegrafista, compositor, designer de produção, editor, produtor de cinema e administrador de teatro.

Anarquista romântico: uma análise da obra do diretor pode ser lida aqui.


30 de junho: "MISTER LONELY"

Drama

Estados Unidos, 2007

Diretor: Harmony Korine

"Sósia de Michael Jackson vive de apresentações nas ruas de Paris. Um dia, se apaixona por “Marilyn Monroe”, que o convida a viver em comunidade de sósias na Escócia. Lá, os sósias vivem os seus personagens no cotidiano. Entre outros, moram ali Abraham Lincoln, Chapeuzinho Vermelho, a Rainha da Inglaterra, Madonna, o Papa... Mas também a filha de Marilyn, sósia de Shirley Temple, e o seu marido, um estranho Charlie Chaplin. Paralelamente, corre história envolvendo um padre (o cineasta Werner Werzog) e freiras, carregada de sarcasmo e humor negro envolvendo fé e religião. Mister Lonely é um filme sobre solidão, desejo, frustração e sonhos, além disso, com destaque à poesia da imagem."

O filme mais "meigo" do diretor Harmony Korine, roteirista de "Kids" e "Ken Park", autor de "Gummo" e "Julien Donkey Boy", entre outros. Ele também foi integrante do movimento "Dogma 95" e dirigiu o clip de "Sunday", da banda novaiorquina Sonic Youth.


CINEXTINÇÃO:

As sessões têm entrada livre e acontecem às quintas-feiras, 19 horas, no piso superior da Extinção (Rua Cussy Jr., 8-17 – Centro; Fone 3018 1733).

quinta-feira, 26 de maio de 2011

HOJE EM CARTAZ: SURREALISMO NO CINEXTINÇÃO!


nesta quinta-feira às 19h no CinExtinção

ENTRADA FRANCA, SESSÃO ÚNICA ÀS 19h

"DREAMS THAT MONEY CAN BUY"

Estados Unidos, 1947. Direção de Hans Richter.
Duração: 99 min

Altamente onírico e alucinante exemplo da vanguarda nos anos 40, “Dreams That Money Can Buy” é um filme experimental colorido escrito, produzido e dirigido pelo artista surrealista/dadaísta alemão Hans Richter com a participação de outros nomes seminais como Max Ernst, Marcel Duchamp, Man Ray, Alexander Calder, Darius Milhaud e Fernand Léger.
Recebeu o “Prêmio pela Melhor Contribuição Original ao Progresso da Cinematografia” (!) em 1947, ano em que foi lançado, no Festival de Cinema de Veneza.


SOBRE O PROJETO

O Enxame Coletivo em parceria com o empório cultural Extinção estreou em maio o projeto “CinExtinção”, sala de cinema alternativo e gratuito em Bauru.

No espaço intimista e improvisado da loja, com capacidade para 20 pessoas, CinExtinção é realizado pela equipe técnica do Enxame Coletivo com a curadoria de Aran Carriel (Extinção).

As sessões têm entrada livre e acontecem às quintas-feiras, 19 horas, no piso superior da Extinção (Rua Cussy Jr., 8-17 – Centro; Fone 3018 1733).

AGENDA DE PROGRAMAÇÃO PARA
O MÊS DE JUNHO EM BREVE!




quarta-feira, 18 de maio de 2011

CINEXTINÇÃO HOJE (19/5) = FELA KUTI: MÚSICA É A ARMA

"MUSIC IS THE WEAPON" (1982) NA SALA DE CINEMA GRATUITO

CINEXTINÇÃO NESTA QUINTA-FEIRA!

França, 1982. Direção: Stéphane Tchal Gadjieff e Jean-Jacques Flori.

Duração: 53 min

“Fela Anikulapo Kuti é para a música africana o que Bob Marley é para o reggae: Seu profeta. Todas as formas atuais de "Black Music" (do funk ao eletrônico) devem algo ao groove irresistível que ele criou: o Afrobeat. Durante sua vida, Fela nunca parou de gravar: Mais de 60 álbuns, todos míticos. Toda a sua carreira ele lutou contra a corrupção política no seu país de origem, a Nigéria, e foi muito querido por seu povo, que carinhosamente o chamava de "Presidente Negro"... até 1997, quando ele morreu de Aids aos 58 anos.

Dirigido em 1982 por Stéphane Tchal Gadjieff e Jean-Jacques Flori, "Music Is The Weapon" é o documentário definitivo sobre Fela. Um filme essencial a todos que querem conhecer melhor um artista no coração da história musical africana. Filmado em Lagos, o filme nos leva desde a "República Kalakuta" à mítica casa noturna "Shrine". No auge de sua carreira numa Nigéria caótica, Fela quis concorrer à Presidência. O exército respondeu atacando sua comunidade, violentando suas mulheres e arremessando sua mãe de uma janela, o que a levou à morte pouco depois. Após mais um período na prisão, mais determinado do que nunca e rodeado de seu povo, Fela transmite à camera seus pensamentos políticos, de panafricanismo, política e religião.” (PopMatters)

SOBRE O PROJETO

O Enxame Coletivo em parceria com o empório cultural Extinção estreou em maio o projeto “CinExtinção”, sala de cinema alternativo e gratuito em Bauru.

No espaco intimista e improvisado da loja, com capacidade para 20 pessoas, CinExtinção é realizado pela equipe técnica do Enxame Coletivo com a curadoria de Aran Carriel (Extinção).

As sessões têm entrada livre e acontecem às quintas-feiras, 19 horas, no piso superior da Extinção (Rua Cussy Jr., 8-17 – Centro; Fone 3018 1733).

segunda-feira, 9 de maio de 2011

CINEXTINÇÃO: cinema experimental & coletivo em Bauru

O Enxame Coletivo em parceria com o empório cultural Extinção estréia em maio o projeto “CinExtinção”, sala de cinema alternativo e gratuito em Bauru. Com a programação contendo filmes raros e produções mais artísticas, a proposta é enriquecer o público semanalmente com títulos fora dos grandes circuitos.

No improvisado espaço intimista da loja Extinção, com lotação máxima de 20 pessoas, os filmes serão exibidos sempre às quintas-feiras e a agenda de programação divulgada no site do Enxame Coletivo e no blog da Extinção.

O público terá a chance de assistir ao cinema experimental de filmes underground nacionais e internacionais; documentários, animações e obscuridades, até produções alternativas mais próximas do universo pop e a videoarte de várias épocas.

“CinExtinção” é realizado pela equipe técnica do Enxame Coletivo com a curadoria de Aran Carriel (Extinção). As sessões têm entrada livre e acontecem às 19 horas, estreando na quinta-feira, 12 de maio, no piso superior da Extinção (Rua Cussy Jr., 8-17 – Centro; Fone 3018 1733).

12/5: “EXIT THROUGH THE GIFT SHOP” (BANKSY)

Reino Unido, 2010. Direção: Banksy. Com Banksy, Thierry Guetta, Space Invader. Duração: 87 min

O documentário, dirigido pelo elusivo artista de rua Banksy (aquele, da introdução polêmica dos Simpsons), narra a surpreendente história, supostamente real, de Thierry Guetta, um videomaker francês vivendo em Los Angeles que é convidado a registrar os expoentes da street artcom o intuito de realizar um filme sobre eles. "A street art, diferente de pinturas a óleo sobre tela ou outras obras feitas para durar, tem vida curta. Precisávamos de alguém que soubesse usar uma câmera para documentá-la", comenta Banksy no vídeo.

Porém, depois de acompanhar Banksy e outros artistas ao longo de meses, Guetta, cujos filmes são inassistíveis, decidiu tornar-se ele próprio um street artist. De registrador ele passa a ser o registro. (...)

Independente da veracidade ou não do documentário (?), o filme cumpre o que se propõe: inicia, com um atônito sorriso, um debate sobre a arte nos dias atuais. (Omelete)

Premiado no Festival de Sundance, em Janeiro de 2010.

19/5: “MÚSICA É A ARMA” (FELA KUTI: MUSIC IS THE WEAPON)

França, 1982. Direção: Stéphane Tchal Gadjieff e Jean-Jacques Flori.

Duração: 53 min

“Fela Anikulapo Kuti é para a música africana o que Bob Marley é para o reggae: Seu profeta. Todas as formas atuais de "Black Music" (do funk ao eletrônico) devem algo ao groove irresistível que ele criou: o Afrobeat. Durante sua vida, Fela nunca parou de gravar: Mais de 60 álbuns, todos míticos. Toda a sua carreira ele lutou contra a corrupção política no seu país de origem, a Nigéria, e foi muito querido por seu povo, que carinhosamente o chamava de "Presidente Negro"... até 1997, quando ele morreu de Aids aos 58 anos.

Dirigido em 1982 por Stéphane Tchal Gadjieff e Jean-Jacques Flori, "Music Is The Weapon" é o documentário definitivo sobre Fela. Um filme essencial a todos que querem conhecer melhor um artista no coração da história musical africana. Filmado em Lagos, o filme nos leva desde a "República Kalakuta" à mítica casa noturna "Shrine". No auge de sua carreira numa Nigéria caótica, Fela quis concorrer à Presidência. O exército respondeu atacando sua comunidade, violentando suas mulheres e arremessando sua mãe de uma janela, o que a levou à morte pouco depois. Após mais um período na prisão, mais determinado do que nunca e rodeado de seu povo, Fela transmite à camera seus pensamentos políticos, de panafricanismo, política e religião.” (PopMatters)

26/5: “SONHOS QUE O DINHEIRO PODE COMPRAR”

(DREAMS THAT MONEY CAN BUY)

Estados Unidos, 1947. Direção de Hans Richter.

Duração: 99 min

Altamente onírico e alucinante exemplo da vanguarda nos anos 40, “Dreams That Money Can Buy” é um filme experimental colorido escrito, produzido e dirigido pelo artista surrealista/dadaísta alemão Hans Richter com a participação de outros nomes seminais como Max Ernst, Marcel Duchamp, Man Ray, Alexander Calder, Darius Milhaud e Fernand Léger.

Recebeu o “Prêmio pela Melhor Contribuição Original ao Progresso da Cinematografia” (!) em 1947, ano em que foi lançado, no Festival de Cinema de Veneza.